Nossos líderes nos definem

  • 28/10/2025
Nossos líderes nos definem
Nossos líderes nos definem (Foto: Reprodução)

“Vocês estão de pé hoje, todos vocês…” (Dt 29:9)

A Parashá Nitzavim começa com Moshe (Moisés) reunindo toda a nação de Israel em seu último dia de vida. O versículo divide o povo de Israel em segmentos e classes sociais distintos; os primeiros a serem mencionados são “Rosheichem” – os líderes políticos. Por que eles são citados antes de “Zikneichem” – os líderes espirituais da nação?

Depois de “Rosheichem”, o versículo menciona “Shivteichem” – “suas tribos”. Rashi explica que “suas tribos” não deve ser interpretado como um segmento separado, mas sim como “Rosheichem le’shivteichem” – “os líderes de suas tribos” (Dt 29:9).

Se as expressões “Rosheichem” e “Shivteichem” estão conectadas, por que a Torá não insere a preposição “le” – “de” para tornar a interpretação mais clara? Sem o “le”, que define os líderes como uma função das tribos, o versículo pode ser entendido como “seus líderes, que são suas tribos”, ou seja, as tribos seriam constituídas unicamente por líderes.

A mensagem que a Torá transmite é que a verdadeira definição de uma nação é formada por sua liderança. Os líderes, responsáveis pelo bem-estar político e econômico da nação, criam o meio pelo qual os “Zekainim” – “anciãos”, líderes espirituais, podem ser eficazes. Sem apoio econômico e político, os anciãos seriam impotentes.

Essa noção é corroborada pelas ações de Ia´aqov Avinu (Jacó, nosso patriarca) ao criar um assentamento judaico na terra de Gósen. Ia´aqov enviou Yehuda (Judá, líder econômico e político) para estabelecer a Yeshivá (escola rabínica de estudos da Torá), que seria o centro da vida judaica em Mitzrayim (Gn 46:28). O Rambam ensina que Levi era o Rosh Yeshivá (chefe da Yeshivá, líder espiritual dos filhos de Israel) (Yad Hilchot Avodat Kochavim 1:3). Se é assim, por que Ia´aqov enviou Yehuda, o líder econômico e político, para estabelecer a Yeshivá? Claramente, a definição do povo judeu é formada por seus líderes políticos, que criam o fórum para facilitar uma liderança espiritual eficaz.

O termo que se refere a um líder político é “rosh”, que significa “cabeça”, enquanto um líder espiritual é conhecido como “zakain”, que tem a mesma etimologia de “zakan” — “barba” ou “ayin” — “olho”. A cabeça é a parte central do corpo, enquanto a barba e os olhos são meros apêndices. Da mesma forma, o líder, que fornece os elementos econômicos e políticos para a nação, define os parâmetros para que todas as outras forças sejam eficazes.

Tradução: Mário Moreno

 

Mário Moreno é fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Doação pessoal: O patrono e o destinatário

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/mario-moreno/nossos-lideres-nos-definem.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Os Planos de Deus

Samuel Messias

top2
2. Cicatrizes

Bruna Karla

top3
3. A Promessa

Kemilly Santos

top4
4. Pode Dormir Tranquilo

Kellen Byanca

top5
5. Salmos 91

Eliã Oliveira

Anunciantes